A HISTÓRIA DO LÁPIS



Quem inventou o lápis?


A história do lápis confunde-se com a evolução da humanidade. Por isso, a sua autoria é desconhecida até hoje. Têm-se, apenas, conhecimento de alguns marcos históricos, como:



70 d.C. - Plínio, o Velho, menciona pequenos discos de chumbo, observando que não eram usados para escrever ou desenhar, mas apenas direcionar o traçado das linhas.

1565 - Na Grã-Bretanha é localizado o primeiro registro do uso da grafite nas minas dos lápis, totalmente desprovidos de refinamento, feitos como um sanduíche de dois pedaços de madeira com a grafite no meio.

1644 - Primeiro registro do uso do lápis na Alemanha, por um oficial da artilharia.

1659 - A profissão de fabricante de lápis é citada em documento oficial pela primeira vez, num contrato de casamento na cidade de Nuremberg.

1761 - Em Stein, cidade próxima a Nuremberg, na Alemanha, Kaspar Faber inicia as suas atividades na produção de lápis.


Por que o nome de "grafite"?


A palavra grafite é derivada do verbo grego "graphain", que significa escrever. A primeira mina de grafite foi descoberta em Cumberland, na Inglaterra, no século XVI. Acreditava-se que era constituída por chumbo, tamanha a semelhança das cores entre os materiais. Somente no século XVIII o químico alemão Carl Wilhelm Scheele provou ser a grafite um derivado do carbono e não do chumbo.

Como os primeiros lápis foram fabricados?

Os primeiros lápis foram feitos artesanalmente. Um entalhador de móveis cortou a madeira e esculpiu um talho para servir de apoio para a grafite. Os usuários de lápis eram principalmente carpinteiros e artistas.
Depois do rápido aumento de preço da grafite, durante o período das guerras napoleônicas, a mistura da grafite com o barro foi desenvolvida em princípios do século XIX. A grafite foi pulverizada e misturada com barro úmido. As varas finas talhadas foram queimadas e embebidas em óleo ou cera. Atualmente, os lápis são trabalhados a partir de tábuas de sarrafo. Cada par de tábuas produz até dez lápis convencionais.


Por que a borracha apaga o lápis?

A borracha é produzida a partir da mistura de material plástico que possui característica borrachosa e carga mineral abrasiva.
A ação de friccionar a borracha sobre o papel com o objetivo de apagar as marcas do grafite, temos a ação combinada do material abrasivo que irá remover a superfície do papel juntamente com o grafite em pequenas partículas, entretanto este resíduo poderá se espalhar  sobre o papel sujando-o mais ainda. Assim o material plástico envolverá todo o resíduo formado deixando tudo limpo e pronto para se reescrever a história! 





O lápis mais antigo do mundo.

Este objeto incomum foi encontrado em meio ao entulho de uma casa do século 17 que estava sendo reformada. Evidentemente um carpinteiro o esqueceu lá e ele, provavelmente, lá permaneceu, despercebido, por três séculos.
O lápis é feito com dois pedaços de madeira de tília e um pedaço de grafite puro entre eles, como um sanduíche, e apresenta sinais de uso que confirmam sua interessantíssima era. O mais antigo exemplar sobrevivente de um lápis de madeira de todo o mundo é agora preservado pela Faber-Castell.
Na época em que este instrumento de escrita foi fabricado, os lápis eram uma invenção relativamente nova. Se a estória é verdadeira, pastores do Cumberland se depararam com um depósito de grafite, que erroneamente acreditaram ser chumbo virgem. A substância "que parecia chumbo" provou ser muito melhor para escrever e desenhar do que o duro chumbo metálico e também mais prática do que a pena e a tinta. Assim, seu uso se disseminou rapidamente.
Originalmente, as varetas de grafite foram revestidas com couro ou papel ou envolvidas em cordão. Mais tarde foram colocadas dentro de envoltórios de madeira ou metal para protegê-las. Então tiveram a idéia de recobri-las totalmente em madeira colada.
Assim nasceu o lápis e, com ele, a marca de seu fabricante.



O menor lápis do mundo.
O menor lápis do mundo tem 17,5 mm de comprimento e cerca de 3 mm de espessura. O Conde von Faber-Castell solicitou que esse lápis miniatura (com um décimo do comprimento normal) fosse especialmente fabricado com abeto norte-americano para que fosse distribuído como brinde na inauguração do maior lápis do mundo. O lápis então viajou com o Conde metade do globo até a Malásia. O anãozinho foi tão admirado que a empresa decidiu produzir uma edição limitada de 50 unidades para o Natal.
Eles têm mina de grafite verdadeira de 0,5 mm de diâmetro, mas se seus donos quiserem escrever com eles, provavelmente terão que usar uma pinça. 




O maior lápis do mundo.






Foram necessárias 7029 horas de trabalho para produzir o maior lápis do mundo, uma versão gigantesca do famoso Castell 9000 verde hexagonal. Metade do corpo de madeira foi fabricada, camada por camada, com madeira nativa da Malásia.
Então, a mina, de 150 mm de diâmetro e pesando 600 quilos, foi colocada em uma canaleta e, depois disso, a outra metade do corpo, idêntica, foi colocada por cima da primeira. A mina de polímero havia sido fabricada anteriormente na Alemanha e enviada para a Malásia. Protegido das intempéries climáticas em uma redoma de vidro, o lápis agora se ergue próximo ao saguão do prédio da Faber-Castell em Subang Jaya, Malásia.



Fonte: Site Faber-Castell


| edit post